Respostas

2013-05-30T12:30:02-03:00

bahia capital salvador : costumes

As pessoas que moram nas regiões da Bahia tem hábitos regionais bem conhecidos na linguagem, os mais conhecidos são “mainha”e “painho”. Outro costume é a culinária baiana, mas não o tempo todo, ou em qualquer lugar, é mais comum em Salvador, mas mesmo assim fazem sucesso em todo Brasil, são as comidas típicas como abaré, acarajé, bobó, cocada, mugunzá, vatapá, ximxim são as comidas mais consumidas na região entre muitos outros pratos deliciosos!

A Bahia possue várias danças típicas, como sua cultura tem bastante influência africana, é comum encontrar danças folclóricas como: Samba Reggae, Samba de Roda, Maculelê e Maracatu.

Os baianos estão conquistando cada vez mais o mercado de trabalho, já é comum vermos pessoas trabalhando em vários ramos do mercado, assim como pessoas de outros estados como Pernambuco; na novela Cordel Encantado da emissora Globo, os baianos ganham espaço e já são cinco no elenco da novela das seis, todos eles cursaram teatro na Escola de Treatro da Universidade Federal da Bahia.

amzonas capital manaus costumes

Viver no Amazonas é aprender a cada dia,principalmente no que se refere a costumes, crenças e superstições.Respeito profundamente os costumes locais,pois cada região tem os seus e,é claro,eu não sou diferente. Aqui no Norte,na região onde estou,por exemplo,se alguém tem uma ferida,realizou algum procedimento cirúrgico,não se arrisca a comer o pirarucu,pois é peixe "remoso",ou seja,acaba piorando o ferimento,infeccionando o mesmo. Algumas pessoas creem que se a mulher estiver menstruada,não deve se aproximar do rio,em canoa ou barco,pois pode ser atacada pelo boto,o qual tem seus encantamentos de homem.Diz-se que a mulher pode engravidar e o filho,nascido sem pai,pode ser do animal. Quando cheguei no Amazonas,me disseram"-Se você comer jaraqui,não vai sair mais daqui!"Amigos,adivinhem:eu comi o peixe e cá estou,há mais de dez anos,feliz e realizada neste Estado que adotei como meu. Há uma gama imensa de crenças,há uma riqueza enorme de lendas que precisam ser conhecidas.O Amazonas é imenso na extensão territorial,mas é também profundamente rico no que diz respeito a seus costumes e tem um povo maravilhoso e acolhedor!! rio de janeiro capital rio de janeiro costumes Principal cartão-postal da cidade, o Cristo foi eleito pelos cariocas como a “Maravilha do Rio”. O monumento fica no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, onde um mirante panorâmico descortina grande parte do Rio de Janeiro. Para chegar lá em cima há duas maneiras: de carro ou de trem. O acesso de automóvel é complicado em função da falta de vagas de estacionamento e excesso de flanelinhas. Prefira o trem - o percurso tem 3.800 metros em meio a jardins temáticos e a viagem dura cerca de 20 minutos. Inaugurada em 1931, a imagem do Cristo Redentor é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Visível de diversos pontos da cidade e confeccionada em pedra-sabão, tem 30 metros de altura, 28 metros de uma extremidade à outra e pesa 1.145 toneladas.