Respostas

A melhor resposta!
2014-04-03T18:58:52-03:00

As peças do esqueleto são órgãos passivos que não podem efetuar movimentos algum, a não ser que intervenham os músculos, órgãos ativos. São formados por células de aspecto cilíndrico, chamadas fibras musculares, as quais se acham reunidas em feixes ou  massas.
Estes agrupamentos se encontram cobertos pela aponeurose, que é uma membrana resistente que impede que o músculo se desloque, e o perimísio, outra finíssima membrana que, envolvendo-o também, separa uns feixes de outros. O movimento se faz mediante a contração de células musculares, que fazem trabalho mecânico ao contrair-se, em cujo ato se encurtam e alargam. São formadas pelas proteínas miosina e actina.
No corpo humano existem três tipos de músculos: estriado, liso e cardíaco. Quando são constituídos por fibras lisas recebem o nome de músculos lisos e costumam ser de cor um pouco pálida, têm contração lenta e não se encontram nas paredes do tubo digestivo, nas capas medias das paredes dos vasos arteriais e demais órgãos internos. As fibras que os formam são estriadas, são denominadas músculos estriados, são avermelhadas, de brusca contração e seus movimentos dependem da vontade do sujeito.
Constituem as grandes massas musculares que se unem aos ossos do corpo. O músculo cardíaco forma as paredes do coração. A função muscular se verifica mediante as seguintes propriedades: excitabilidade pela qual o músculo responde a um estímulo com uma reação determinada; a contratibilidade , mediante a qual se contrai ao encurtar suas fibras; a elasticidade, que permite que um músculo contraído recupere sua forma; e a tonicidade, graças a qual o músculo fica sempre semicontraído, exercendo de modo permanente uma ação sobre os ossos aos quais se encontra aderido.
Tipo de músculos: músculo liso: o músculo liso constitui as paredes de estruturas internas tais como: o estômago, intestino, útero, vasos sangüíneos, uréteres e condutores secretores. O músculo liso se diferencia do músculo estriado por sua contração  mais lenta; a musculatura estriada necessita só um segundo para contrair-se e relaxar-se, no entanto, a musculatura lisa demora de três a cento e oitenta segundos. As fibras lisas têm grande variedade de tons, podem permanecer quase relaxadas ou fortemente contraídas. Parece, também, que podem manter o tom sem consumo de energia, talvez pela restruturação das cadeias protéicas que constituem as fibras.
Músculo cardíaco: o músculo cardíaco difere do estriado e do liso, requer de um a cinco segundos para contrair-se. Cada batida do coração representa uma contração simples. A musculatura cardíaca se diferencia por seu longo período refratário ou lapso que segue a um estímulo, durante o qual está incapacitado para responder a outro; por conseguinte, não poderá contrair-se em estado de tetanização, pois um estímulo não tem efeito depois do outro com tanta rapidez que mantenha o estado de contração permanente.
1 5 1
2014-04-03T19:00:35-03:00
O coração faz parte do Sistema Cardiovascular e as fibras musculares Sistema Muscular