Respostas

2014-04-03T19:56:54-03:00
Dom Pedro I ,foi dos responsáveis pela independência do Brasil e foi ele que criou a 1° constituição Brasileira em 1824.Mas era muito autoritário e isso deixou a elite politica da época descontente,sentindo essa oposição Dom pedro I abdicou de seu trono em 7 de abril de 1831 e deu o trono para seu filho Pedro de Alcantâra então com 5 anos de idade.
 
Pedro II transformou o Brasil numa potência emergente na arena internacional. A nação cresceu para distinguir-se de seus vizinhos hispano-americanos devido a sua estabilidade política, a liberdade de expressão zelosamente defendida, respeito aos direitos civis, a seu crescimento econômico vibrante e especialmente por sua forma de governo: uma funcional monarquia parlamentar constituciona


A melhor resposta!
2014-04-03T20:00:18-03:00
D.Pedro II  --Na sua época, o governo foi considerado ruim pela nova elite que havia tomado o poder. 
O povo gostava da familia real apesar da imagem desgastada do D. Pedro II devido a Guerra do Paraguai. 

Porém no geral, o governo imperial foi um dos melhores periodos na história do Brasil. 

O D. Pedro II foi quem iniciou a modernização do Brasil. Ele foi o primeiro a trazer o telefone para o Brasil (que conheceu pessoalmente o Graham Bell e seu invento). Na sua época, a marinha brasileira era a segunda melhor do mundo (só perdendo para a Inglaterra ! Estávamos até na frente dos Estados Unidos, França, Holanda, Portugal e Espanha !!!). 

O povo adorava a Princesa Isabel, vista como sábia e justa. Durante a ausência do imperador, a Princesa se tornaria a primeira mulher a governar um país nas Américas. Sob o seu governo, foi feita a Lei Áurea que libertava de vez os escravos. O Brasil era visto como um país muito atrasado neste ponto e foi o último país do Ocidente a abolir a escravidão negra em 1888 (quase 100 anos depois dos idéais de igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução Francesa !!!) 

Sob o governo do Imperador, constituiu-se o Exército (antes, só havia a Guarda Nacional). O país se manteve coeso, formando a segunda maior nação das Américas (maior até que os Estados Unidos, que na época não possuia o território do Alaska). No restante da América Latina, os países de dividiram totalmente ! 

Ele defendeu o território brasileiro a todo custo. O título do D.Pedro II era "defensor Perpétuo do Brasil" e assim o fez. Mesmo o Brasil sendo atacado de surpresa pelo exército paraguaio do ditador Solano Lopez, defendeu-o e recuperou o território perdido. Também enfrentou a Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul que havia separado do RS e SC do Brasil, trazendo paz para o nosso território. 

De fato, ao ser exilado para a França, o D. Pedro II nunca deixou de amar o Brasil e ser admirado dentro e fora do país e em sua carta de despedida após o golpe militar republicano, desejou o melhor para o Brasil sem guardar nenhum rancor. 

Ao morrer na França, os franceses deram ao antigo imperador um dos maiores eventos funebres da história da França !!! (sim ! da França !!!), algo que foi negado ao imperador no próprio país. Até então, o enterro dele só não foi um evento maior que o enterro do Napoleão e do escritor Alexandre Dumas em número de público mostrando assim, o quanto admirado e querido ele era mesmo em terras estrangeiras. 
2 3 2