Respostas

A melhor resposta!
2014-04-03T23:02:14-03:00
x^4-5x^2-14 = 0
Fatorando obtemos:
(x^2+2)(x^2-7) = 0
Então há duas possibilidades, ou x²+2 = 0 ou x²-7 = 0.
x² + 2 não possui soluções reais pois nesse caso:
x^2+2 = 0
x^2 = -2
x = \pm \sqrt{-2}
\not \exists x \in \mathbb{R}
Então sobra x² - 7 = 0
x^2-7=0
x^2 = 7
x = \pm\sqrt{7}
Portanto há duas soluções reais da equação, são elas:
x_1 = \sqrt{7}, x_2 = -\sqrt{7}

1 5 1
2014-04-03T23:05:33-03:00
X4-5x2-14=0
4x-10x-14=0
4x-10x=14
-6x=14.(-1)
6x=-14
x= - \frac{14}{6}