Respostas

  • lbm
  • Ambicioso
2014-04-04T17:28:22-03:00
Mercantilismo 
Foi a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime que tinha como objetivo alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Cada nação europeia adotou um tipo de mercantilismo, entre elas estão: 
- A Espanha adotou o Metalismo que é caracterizado pela quantidade de riqueza obtida através de metais preciosos. Esses metais eram trazidos por navios de suas colônias na América Latina. Devido a grande quantidade de ouro obtida, os espanhóis não procuraram desenvolver manufaturas, e acabavam importanto, por altos preços, os produtos manufaturados, o que, com o tempo, acabou com sua economia. 
- A França adotou o Colbertismo que é caracterizado pelo incentivo da industria manufatureira nacional. Ele implantou impostos nos produtos importados, para que ficassem mais caros do que os nacionais, assim estimulando a manufatura local. 
- A Inglaterra adotou o Comercialismo que é caracterizado pelo enriquecimento através do comércio marítimo. Os ingleses possuíam uma completa marinha mercante, e com isso, começaram a dominar o comercio internacional.