Quando falamos em "justiça social", estamos falando de valores morais que permitem orientar a vida de cada sujeito para que, através das ações particulares, busque o respeito ao interesse comum. Hoje, estamos vivendo um dilema, a particularização da lógica social. Isto significa:
1 Que os discursos e orientações predominantes estão voltados à valorização do interesse particular, mesmo que isso contrarie as necessidades coletivas.
2 Que predomina uma relação meramente aparente entre os interesses particulares e coletivos. Não há qualquer consequência para o indivíduo quanto a atos que não estejam dentro de um projeto social mais amplo.
3 Que as empresas estão, cada vez mais, voltadas ao foco da coletividade. O investimento publicitário apresenta um foco na lógica coletiva em detrimento da exaltação da particularidade.
4 Que a mercantilização das relações sociais se tornou um meio de aprimorar o lucro das empresas, porém sem perder o foco da necessidade de manter as instituições sociais como interesse maior
Qual está correta? 1, 2, 3 ou 4?

1

Respostas

2014-04-04T17:07:50-03:00
Olá, Gracybvn.

A questão correta, na minha opinião, é a de número 1.
Hoje, nós não temos o foco da necessidade de manter a coletividade, não se há interesses coletivos, e sim particulares. É como se você fosse fazer um ato e só pensasse em si próprio e não nas consequências para os demais indivíduos.