Respostas

2014-04-04T20:13:41-03:00
Qualquer outro que seja fotossintetizante, como as plantas. A base de uma cadeia alimentar vem da energia, fornecida por estes seres.
3 3 3
A melhor resposta!
2014-04-04T20:20:28-03:00
Algumas bactérias podem realizar fotossíntese  por meio de um pigmento chamado bacterioclorofila. Entretanto, elas não produzem oxigênio nesse processo pois utilizam outra fonte de hidrogênio que não é a água. Exemplo: H2S + SO2 + LUZ -> CH2 + 2S + H20 . Há ainda espécies que podem fazer um processo chamado quimiossíntese, que a grosso modo constitui uma "fotossíntese" sem utilização da luz, elas utilizam energia química de compostos inorgânicos por meio da oxidação deste e fabricam composto orgânico (glicose) e oxigênio.
Espero ter ajudado!!
4 5 4
HÁA, e eu falei tudo isso porque para ser um produtor primário nas cadeias aquáticas é necessário a produção de seu próprio alimento, serem autótrofos. Assim, as bactérias fotossintetizantes e as quimiossintetizantes se enquadram.
Ok, vc me ajudou muito. Obrigada!
Que bom ! De nada!
Há coloquei uma coisinha errada eu tinha escrito orgânico, na verdade é inorgânico. Coloquei em itálico.. olha aí.. a quimiossinte acontece através da oxidação de um composto inorgânico.. digitei errado.. hihi
PS. ja corrigi na resposta