Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-05-31T13:59:52-03:00

1) A primeira Guerra mundial (1914 - 1918) aconteceu em meio ao cenário da Belle Époque, ou Bela Época, um tempo de progresso econômico e tecnológico, no qual as potências mundiais lançaram-se em uma corrida armamentista e imperialista, dominando regiões Africanas e Asiáticas. Países que ainda não poderiam ser consideradas potências, principalmente por terem se unificados politicamente tarde, iniciaram a formação de alianças de caráter político e militar. Um exemplo foi a Tríplice Aliança (Alemanha, Austria-Hungria e Itália). Essa política de alianças acirrou as tensões entre as grandes economias da época e outros blocos foram formados, como a Tríplice Entente (Grã-Bretanha, França e Rússia). Toda essa competitividade entre os países, na esfera econômica e política, culminaram na primeira guerra mundial.

 

2) Como antecedente havia a Crise Econômica de 29 que ocasionou problemas como desemprego, fome e miséria para vários países, principalmente aqueles que haviam perdido na primeira guerra mundial e pagavam multas para os países vencedores. Nesse contexto, houve a subida ao poder de vários líderes radicalistas e nacionalistas que pregavam ideologias nazistas e  facistas, que abriram caminho para a guerra.

 

3) A Guerra Fria foi originada da polarização do mundo em duas potências mundiais que eram regidas por dois sistemas diferentes: Os EUA (Capitalistas) e a União Soviética (Socialista). O conflito foi tecnológico, ideológico e militar, no qual esses dois blocos buscavam mostrar que o seu regime era o mais funcional.

1 5 1