Respostas

2014-04-05T00:34:52-03:00
Olá, belezinha?

Resolução:

Nos seres vivos autótrofos(vegetais), está presente o CLOROPLASTO, que é a organela ou como queira, organóide, responsável pela fotossíntese. Processo fundamental para produção de energia.

Belezinha no juízo?
A melhor resposta!
2014-04-05T10:27:19-03:00
Cloroplastos ( responsável pelo processo de fotossíntese ) e os Vacúolos ( responsáveis por armazenamento de água, mas é assim: dependendo da célula ela pode dar coloração, fazer o processo osmótico, pois contém substâncias na sua composição ).

OBS: É APENAS CONVENIENTE FALAR QUE SÃO EXCLUSIVAS DOS VEGETAIS, POIS EXISTEM VEGETAIS QUE POSSUEM CENTRÍOLOS, POR EXEMPLO, E ALGAS QUE POSSUEM VACÚOLOS. MAS PARA CONVENIÊNCIA ESTUDANTIL DEVEMOS NOS ATER NAS GENERALIZAÇÕES..
  
Espero ter ajudado^^
1 5 1
Ahh lembrei de outra coisa, que aliás me intrigava muito hahaha, vão ter imagens em seu livro que vão trazer umas células animais com vacúolos, mas é sua função as vezes é totalmente diferente e não tão relevante para nós estudantes da Biologia apenas na escola. Como nos vegetais isso se sobressaem mais, porque tem a ver com várias outras funções então é como se vacúolos propriamente ditos só existissem nos vegetais..^^
ajudou mt, obg
Dinadinha ^^
Na verdade, os vacúolos não são apenas dos vegetais, são encontrados nos Protozoários também, os vacúolos pulsáteis para regular a água.
simsim..os pulsáteis ou contráteis.. é bem relativo isso de exclusão..kk