Na subida do elevador panorâmico de um shopping, Maria segura sua sacola de compras. Em certo instante (t0), de forma distraída, deixa suas compras cair e faz uma análise do acontecido, uma vezque é aluna do 1º período do curso de Física. No mesmo momento, Ana, aluna do último ano domesmo curso, observa o que aconteceu do lado de fora e também decide analisar a situação. Sabendoque a aceleração do elevador é a e sua velocidade no instante t0 é v0, elas chegaram às seguintesdeduções:
(I) Ana – “A sacola subiu primeiramente até certa altura e, depois, desceu até atingir o chão doelevador, tendo este último uma altura maior do que no instante em que deixaram-na cair”.(II) Ana – “Pensando melhor, a sacola caiu exatamente da mesma forma como foi observada por umapessoa dentro do elevador”.
(III) Maria – “A aceleração da sacola foi a aceleração da gravidade”.
(IV) Ana – “No instante t0, a sacola estava subindo com velocidade v0”.
(V) Ana – “Pensando bem, a sacola ficou flutuando por alguns instantes, antes de cair no chão doelevador”.Em relação às conclusões das alunas, pode-se dizer que:
(A) (I) e (III) estão incorretas.(B) (II) e (V) estão incorretas..(C) (I), (II) e (IV) estão corretas.(D) (I), (II) e (V) estão incorretas.(E) (III) e (IV) estão corretas.

1

Respostas

2014-04-05T16:52:07-03:00
(I) Ana – “A sacola subiu primeiramente até certa altura e, depois, desceu até atingir o chão do elevador, tendo este último uma altura maior do que no instante em que deixaram-na cair”.
(II) Ana – “Pensando melhor, a sacola caiu exatamente da mesma forma como foi observada por uma pessoa dentro do elevador”.
(V) Ana – “Pensando bem, a sacola ficou flutuando por alguns instantes, antes de cair no chão do elevador”

(E) (III) e (IV) estão corretas.
1 1 1