Cinética e Equilíbrio Químico.

A hidroxiapatita é o mineral constituinte dos dentes, e sua fórmula é Ca5(PO4)3OH. Este composto duro e resistente é insolúvel em água. Sabe-se também que mesmo com escovação regular, formam-se placas sobre a superfície dos dentes, que não sendo removidas fermentam. O processo de erosão, que propicia condições favoráveis ao desenvolvimento de cáries, é representado pelo seguinte equilíbrio químico:

Ca5(PO4)3OH(s) + 4 H+ (aq) ç===è 5 Ca2+ (aq) + 3 HPO2–4 (aq) + H2O (l)

Lembrando-se que meio ácido é o que contém maior concentração de H+ e meio básico apresenta maior concentração de OH- e ocorre neutralização entre ácidos e bases, utilize seus conhecimentos sobre equilíbrio e cinética química e indique qual a afirmação, a seguir, está correta:

A - caso a pessoa possua o hábito de tomar sucos cítricos (ácido), haverá menor corrosão dos dentes, pois, o equilíbrio químico será deslocado no sentido direto.

B-caso a pessoa possua o hábito de escovar os dentes com pasta de dentes de maior alcalinidade (basicidade) ocorrerá maior corrosão ao longo do tempo, pois, o equilíbrio será deslocado no sentido direto.

C-caso a pessoa possua uma doença que induza a vômito e este traga o pH da boca para o valor 2 (meio ácido), a corrosão será menos acentuada, pois, o equilíbrio será deslocado para o sentido inverso.

D-a ingestão de cálcio (metal alcalino-terroso) poderá aumentar a probabilidade de formação de cáries por conta da maior corrosão da hidroxiapatita já que deslocará o equilíbrio no sentido inverso.

E-caso a pessoa possua o hábito de escovar os dentes com uma pasta ligeiramente alcalina (básica), a corrosão será menos acentuada, pois, ocorrerá deslocamento do equilíbrio no sentido inverso.

1

Respostas

2014-04-05T16:42:22-03:00
E-caso a pessoa possua o hábito de escovar os dentes com uma pasta ligeiramente alcalina (básica), a corrosão será menos acentuada, pois, ocorrerá deslocamento do equilíbrio no sentido inverso.
0