No Brasil, a política é marcada pelo personalismo. Essa condição é o resultado de uma cultura sobre o elemento que governa. Um culto a quem, para o imaginário social, pode redimir a sociedade. O que muitos chamam de "salvador da pátria". Alguns fatores contribuíram para construir esse aspecto do poder no Brasil.
Analise as assertivas abaixo e identifique as
CORRETAS.
I. A formação do poder no Brasil remonta ao período colonial, ao mando dos senhores agrários, ao senhor de engenho em especial. Nele se constituía todo o poder. Desta forma, a grande maioria da sociedade se sentia submetida a uma autoridade permanente e hereditária.
II. Durante todo o período colonial, o Brasil foi governado por líderes religiosos. Desta forma, o líder político está associado diretamente à Igreja Católica, a principal instituição política na formação do Estado Nacional.
III. A própria formação do Estado Nacional foi autoritária. A monarquia herdada do modelo português determinou a permanência dos elementos privilegiados no poder. O governante se colocava acima de todos e o único capaz de mudar o destino do país.
IV. Mesmo com a implantação do regime republicano (1889), o país continuou tendo uma "casta" política no comando do Estado. Os líderes se constituíam de elementos vindos de grupos, em especial famílias, privilegiados

ESTÃO CORRETAS:
Somente as assertivas I, II e III.
Somente as assertivas II, III e IV.
Somente as assertivas I, III e IV.
Somente as assertivas I, II e IV.
Todas as assertivas.

1

Respostas

2014-04-05T20:24:44-03:00
Somente as assertivas I, III e IV.
Acho que são essas.