Respostas

A melhor resposta!
2014-04-05T18:56:15-03:00
A Energia potncial elástica é calculada ela fórmula.

EPg =  \frac{K.X^2}{2}

onde K~> constante da mola

e x ~> deformação

fica :

10 cm = 0,1 m

Epl =  \frac{50 . 0,1 . 0,1}{2}   = 0,25J
1 5 1
2014-04-05T19:16:53-03:00
Olá! Primeiramente devemos relembrar da Lei de Hooke ( ou Lei da Força Elástica) , que é :

F =  k . x²                             em que k = constante da mola
         2                                            x = deformação da mola ou deslocamento

Como, no exercício, a constante k = 50, e x = 10cm que corresponde à 0,1 m, fazemos a fórmula:
F = 50 . 0,1²
           2
F = 50 . 0,01
           2
F = 0,5
       2
F = 0,25

Logo, vemos que a energia potencial elástica é 0,25. Espero ter ajudado!