Respostas

2014-04-05T22:18:36-03:00
Problematização
A formulação do problema é a continuidade da delimitação da pesquisa, sendo ainda mais específica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder. É  a apresentação da ideia central do trabalho, tendo o cuidado de evitar termos equívocos e inexpressivos. É  um desenvolvimento de definição clara e exata do assunto a ser desenvolvido.

3 3 3
valeu, muito obrigado.
o que precisar! estamos , aqui para ajudar uns aos outros...
A melhor resposta!
2014-04-05T22:39:44-03:00
Oi, 

PROBLEMATIZAÇÃO 

A formulação do problema é a continuidade da delimitação da pesquisa, sendo ainda mais específica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder. É a apresentação da idéia central do trabalho, tendo-se o cuidado de evitar termos equívocos e inexpressivos. É um desenvolvimento da definição clara e exata do assunto a ser desenvolvido. 
O pesquisador deve contextualizar de forma sucinta o tema de sua pesquisa. Contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema a seguir será inserido. Essa é uma forma de introduzir o leitor no tema em que se encontra o problema, permitindo uma visualização situacional da questão (OLIVEIRA, 2002, p. 169). 
A escolha de um problema, para Rudio (apud MINAYO, 1999), merece indagações: 
Trata-se de um problema original e relevante? 
Ainda que seja “interessante”, é adequado para mim? 
Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo? 
Existem recursos financeiros para o estudo? 
Há tempo suficiente para investigar tal questão? 
O problema, geralmente, é feito sob a forma de pergunta(s). Assim, torna-se fator primordial que haja possibilidade de responder as perguntas ao longo da pesquisa. Da mesma forma, aconselha-se a não fazer muitas perguntas, para não incorrer no erro de não serem apresentadas as devidas respostas. 

Exemplos: 
- O direito sobre o corpo é de natureza pessoal ou patrimonial? Caso seja patrimonial, trata-se de propriedade individual ou coletiva? (VENTURA, 2002, p. 74). 
- Quais as causas determinantes para o rompimento do sigilo bancário de agentes públicos? (OLIVEIRA, 2002, p. 218). 
3 3 3