Na politica, a lógica do poder remonta não só na Grécia antiga, mas também á formação dos estados nacionais europeus. o poder, fonte de estudo dos cientistas políticos, teve em alguns teóricos clássicos os que tentaram entender sua lógica. nesse contexto destaca-se Maquiavel. sobre a lógica do poder e o uso da força, na analise as assertivas e identifique as corretas:
1 para Maquiavel o poder emana do povo. ele é um precursor do liberalismo a vontade coletiva impera sobre as ações dos governantes.2 A capacidade de manipular as forças sociais é uma virtude do governante. por isso o poder é mantido por aquele que é capaz de fazer uso dos meios necessários para governar.3 A racionalidade passa a ser um instrumento vital na capacidade de governar. as ações do soberano, daquele que detém o poder, nem sempre são compreendidas pelos governados.4 O governante que é capaz de promover alianças, sem se condenar, submetendo-se a elas e delas fazendo o melhor proveito, tende a permanecer no poder.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-05T22:22:24-03:00
Acredito que sejam as assertivas I, III e IV.

1 5 1
muito obrigado me ajudou bastante
2014-04-05T22:24:30-03:00
Acho que a correta é apenas a 2 e 4
muito obrigado
Notem que não há a opção para resposta somente das assertivas II e IV