Respostas

A melhor resposta!
2013-05-31T21:51:44-03:00

A função da reprodução é realizada pela rainha e pelos machos. A reprodução é feita pelo voo nupcial. A rainha vive dentro do formigueiro, é maior que as restantes formigas, perde as asas depois de fecundada e durante toda a sua vida põe ovos. Os machos aparecem apenas quando é necessário fecundar uma nova rainha, o que acontece durante um voo em que participam milhares de fêmeas e machos alados; depois da fecundação, os machos não são autorizados a entrar no formigueiro e geralmente morrem rapidamente.

5 4 5
2013-05-31T23:32:21-03:00

Geralmente, as formigas apresentam haplodiploidia: reproduzem-se sexuadamente mediante a cópula do macho com a fêmea durante o vôo nupcial e assexuadamente, quando os ovos não fecundados de uma fêmea (rainha ou operária) produzem machos. Os ovos fecundados produzem apenas fêmeas

3 4 3