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2014-04-06T12:02:22-03:00
O conhecimento advindo da psicologia é de grande importância para as ações que norteiam o processo educativo. Isso porque, a psicologia irá ter como principal objeto de análise o ser humano. E por tem um objeto tão dinâmico (o ser humano), as teorias psicológicas abordaram várias vertentes inerentes à natureza humana. A psicologia do desenvolvimento, por exemplo, evidencia as etapas/fases biológicas universais a todo ser humano, e como no decorrer dessas fases, o ambiente interage com as transformações físicas.Nesse contexto, pode-se afirmar que as complexas interações biológicas, psicológicas e culturais são imprescindíveis para compreender as várias facetas da condição humana. Por oferecer os subsídios necessários para esse entendimento, a psicologia se relaciona dialeticamente com a educação, tendo em vista, que o homem objeto desta ciência e o mesmo da educação, entretanto, em outra vertente de análise – a do sujeito em aprendizagem. Essa perspectiva interacional (psicologia e educação) e visualizada a partir das teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky e de outros que afirmam que o processo educativo quando, voltado para o cognitivo evolutivo, contribui para o desenvolvimento das capacidades cognitivas (capacidade de generalizar, de recordar, raciocinar, formar conceitos, etc).