Alguém pode me ajudar nessa questão???
luz em ação
Entre vários iluministas, o conhecimento produzido assumia forte caráter militante: servia como oposição à situação existente e até mesml como incentivo para as pessoas mudarem sua forma de agir.
no texto a seguir, o filósofo kant definiu o grande propósito do iluminismo:
" O iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutela que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpadp da própria tutela quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para fazer uso do entendimento independente da direção de outrem. Tem coragem pra fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do iluminismo (...).
a) Quem tutelava e quem era tutelado?
b) Como mudar essa condição de tutela?
Agradeço desde já a ajuda. Tenham uma boa tarde.

2

Respostas

2014-04-06T13:16:48-03:00
A) Quem tutelava são os próprios seres humanos, os tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão, que nesse caso são os seres humanos também.
b) Para mudar é necessário que tenham um certo entendimento e coragem para que possam assim fazer uso do entendimento independente e façam uso da própria razão.
2 5 2
A melhor resposta!
2014-04-06T13:40:48-03:00
Peço desculpas desde já, pois consegui responder somente a questão “a”, e sinto muito caso não estejam corretas as minhas respostas, mas pelo o que eu compreendi aqui estão elas: 
a) Quem tutelava eram os capacitados e corajosos o suficiente para raciocinar, apresentar suas teses e por em prática suas hipóteses, e que eram considerados superiores naquela época por este motivo, os filósofos, geralmente os com mais idade por serem mais experientes e sábios. Tutelados são os incapazes de usar seu raciocínio lógico, ou os que não proviam da sabedoria, provavelmente  o povo mais pobre que não frequentavam escolas, sendo assim não possuíam a sabedoria.
3 5 3
obrigada pela ajuda, creio que essa foi melhor explicado, mais agradeço a todos que me deram a resposta.
Imagine, o que precisar é só perguntar, beeijos ;)