Respostas

A melhor resposta!
2014-04-06T16:31:51-03:00
O imperialismo teve ligação direta com a 1 Guerra pois foi disputa de terras, para impulsionar o mercantilismo.
A segunda Revolução Industrial, devido a necessidade de buscar matérias primas nesses locais a serem colonizados.
O nacionalismo pq esses países irão implementar sua cultura nesses povos colonizados.
1 5 1
2014-04-06T16:32:31-03:00
Havia o conceito de seleção natural das espécies, por Darwin, que mais tarde sofreu algumas modificações na geopolítica, de que havia a seleção social. Ou seja, as nações mais aptas subjugariam as menos aptas. Isso se iniciou no século XIX e sem dúvida atravessou por muitos anos o século XX, estando diretamente relacionado à Primeira Grande Guerra.

O conceito do espaço vital, de que uma nação para se desenvolver economicamente, teria, se fosse necessário, buscar meios à continuidade de seu desenvolvimento. Esses meios seriam a invasão à países que tivessem os recursos ambicionados, ou mesmo um país mais fraco.

A Revolução Industrial também impulsionou a Guerra pois as nações européias buscavam estar na vanguarda econômica, comercial, industrial e militar. Brigava-se pela hegemonia mundial. E essa briga impulsionou o imperialismo, já que os europeus perderam a América, que pouco a pouco tornava-se independente e no mesmo período o nacionalismo, instigado pelos líderes políticos, também foi crescente.