Qual a diferença entre cidadania formal e a cidadania real?

2
CIDADANIA FORMAL l refere-se a maneira como a cidadania está descrita formalmente na lei, nas constituições nacionais, é a garantia que o indivíduo tem para lutar legalmente por seus direitos.
CIDADANIA REAL também chamada de substantiva, refere-se a maneira como a cidadania é vivida na prática, no dia-a-dia. Através dela podemos ver que nem todos os seres humanos são iguais socialmente, que a sociedade se estrutura desigualmente e, pois alguns grupos sofrem os mais diversos tipos de necessidades e preconceitos.
EXMPLO: Um aluno de uma escola pública que não consegue competir em condições de igualdade com um aluno de escola particular, tem sua cidadania “formal” conquistada, pois a lei lhe garante acesso a educação, contudo, a cidadania “real” está bem longe de ser atingida. A mesma situação dos pobres, dos negros, dos deficientes, etc. que, em maior ou menor grau, conseguiram reconhecimento “formal”, mas ainda tem um longo caminho para conquistar a cidadania “real”.

Respostas

2014-04-06T23:39:57-03:00

01: Plena consciência, cumprimento e respeito aos seus direitos e deveres (no sentido mais amplo dessas palavras). 

02. Porque é resultado de um processo longo, que se estende desde a Antiguidade (vide o Império Romano) até os nossos dias. O direito é um processo dinâmico, ainda em construção e desenvolvimento. 

03. A Declaração Universal dos Direitos do Homem coloca todos os homens em pé de igualdade jurídica (não confundir com igualdade social), preservando os seus direitos mais básicos, como a vida e a propriedade. Isso na teoria, é claro. 

04. Todos possuem os mesmo direitos e deveres, independente de sexo, etnia, religião ou condição social. Sabemos que na prática não funciona bem assim. 

05. Cidadania formal é aquela prevista (idealizada) pelas normas que regem a sociedade. A cidadania real é a praticada no dia a dia, que nem sempre corresponde à formal, já que nem todos os direitos são respeitados e nem todos os deveres são cumpridos.
12 3 12
2014-04-06T23:45:50-03:00
Cidadania formal: refere-se a maneira como a cidadania está descrita formalmente na lei, nas constituições nacionais, é a garantia que o indivíduo tem para lutar legalmente por seus direitos. 

Cidadania real: também chamada de substantiva, refere-se a maneira como a cidadania é vivida na prática, no dia-a-dia. Através dela podemos ver que nem todos os seres humanos são iguais socialmente, que a sociedade se estrutura desigualmente e, pois alguns grupos sofrem os mais diversos tipos de necessidades e preconceitos. 
Ex: Um aluno de uma escola pública que não consegue competir em condições de igualdade com um aluno de escola particular, tem sua cidadania “formal” conquistada, pois a lei lhe garante acesso a educação, contudo, a cidadania “real” está bem longe de ser atingida. A mesma situação dos pobres, dos negros, dos deficientes, etc. que, em maior ou menor grau, conseguiram reconhecimento “formal”, mas ainda tem um longo caminho para conquistar a cidadania “real”.
3 5 3