Respostas

2014-04-07T14:15:22-03:00
De uma forma muito simples e sem "copianços" podemos dizer que chamamos Economia de Mercado a algo que, em diferentes interpretações teóricas, tem sido designado por capitalismo. 
Ou seja, é caraterizada pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda ( procura). 

Claro que, ao longo dos tempos, consoante as doutrinas do pensamento econômico, desde os clássicos aos marxistas, foram dadas diversas interpretações à economia de mercado, sem que na sua essência se desvie muito desta definição. 
2014-04-07T14:55:28-03:00
Economia de Mercado: é um sistema econômico elaborado no seio do desenvolvimento do capitalismo e tem como premissa básica a centralidade do mercado na economia, através da redução dos papéis exercidos pelo Estado. As decisões do planejador central são substituídas pelas decisões de milhões de empresas e famílias. As empresas que decidem que contratar e o que produzir. As famílias decidem em que empresa trabalhar e o que comprar com seus rendimentos. Essas empresas e famílias interagem no mercado, em que os preços e interesse próprio guiam suas decisões.Em uma economia de mercado, ninguém cuida do bem-estar econômico de toda a sociedade.Ainda assim, apesar da tomada descentralizada de decisões e de tomadores de decisões movidos pelo interesse particular, as economias de mercado têm se mostrado muito bem-sucedidas na organização da atividade econômica para promover o bem-estar econômico geral.Segundo Adam Smith, “as famílias e as empresas, ao interagirem nos mercados, agem como se fossem guiadas por uma ‘mão invisível’ que as leva a resultados de mercado desejáveis”.Os preços são o instrumento com que a mãe invisível conduz a atividade econômica.