Respostas

2014-04-07T16:10:19-03:00
Relevo é um conjunto de formas característicos da superfície. No Brasil é possível encontrar as seguintes formas:

- Planície: Encontrado principalmente no litoral e Amazônia. O Pantanal também situa-se em uma planície. Na planície a altitude varia de 0 a 200 metros, sendo aplainado. Nessa superfície há intensa deposição de sedimentos.

- Planalto: É a principal forma de relevo do Brasil. Sua altitude é superior a 200 metros. É aplainado. Há intensa erosão de sedimentos.

- Depressão: Outra importante forma de relevo, é mais baixo em relação às áreas próximas.
2 5 2
2014-04-07T16:38:16-03:00
O relevo apresenta diferentes formações que são consequências das ações de agentes endógenos (resultado da energia do interior do planeta que se manifesta pela dinâmica ou tectônica das placas) e agentes exógenos (associados ao clima da área, como as chuvas, ventos e geleiras, que criam ou dão as formas esculturais ao relevo através de um processo erosivo).relevo brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo.Existem diferentes classificações do relevo brasileiro, cada uma obedecendo a um critério. Entre as mais conhecidas estão a realizada em 1940 pelo professor Aroldo Azevedo, que utilizou como critério o nível altimétrico. Na década de 1950, o professor Aziz Ab´Saber apresentou uma nova classificação, baseando no processo de erosão e sedimentação. A mais recente classificação do relevo brasileiro é de 1995, elaborada pelo professor do departamento de geografia da Universidade de São Paulo (USP), Jurandyr Ross. Seu trabalho tem como referência o projeto Radambrasil, um levantamento realizado no território brasileiro, entre 1970 e 1985, com um equipamento espacial de radar instalado em avião. Ross considera 28 unidades de relevo, divididas em planaltos, planícies e depressões.

1 5 1