Respostas

2013-02-17T09:26:10-03:00

      A globalização é um fenômeno que está ocorrendo desde o final do século XV com o início das Grandes Navegações e se intensificou nos séculos XIX e XX com os meios de comunicação a longa distância como o telégrafo e o telefone.

 Este fenômeno se consiste numa maior integração do capital ,fazendo que os paises dependam cada vez mais uns dos outros. A estrutura da nova ordem mundial é uma consequência desse processo ,agora os paises tendem a formar blocos político-economicos como: União Européia , NAFTA, CEI, Mercosul, etc.

Mas esse processo só beneficia quem já está no mercado, por isso que em paises como a Nigéria  e Bolívia não conseguem adentrar-se no mercado. Essa exclusão é outra consequência da globalização , as pessoas mais pobres não tem recursos para conseguir se qualificar para o emprego: falar idiomas estrangeiros , fazer uma boa faculdade  etc.

Com esse efeito exclusivo, os pobres se tornam mais pobres por não terem como usufluir do mercado e os ricos ficam mais ricos por terem condições e instuções de como usar o mercado a seu favor, aumentando cada vez mais a desigualdade social.

2 4 2