Pessoal quem entender de Genetica Molecular... por favor ajude a entender esta questão.

Suponha que foi identificada uma forma de vida celular em uma cápsula de material desconhecido encontrada em um fragmento de meteorito. Após analises preliminares, foi determinado que a forma de vida alienígena era unicelular e seu desenvolvimento foi acompanhado em um curso temporal. O gráfico abaixo ilustra o conteúdo relativo de dois componentes orgânicos identificados ao longo do experimento.
Após analisar os resultados, um pesquisador propôs que o composto A fosse o material genético e o composto B fosse um componente citoplasmático. Você concorda com esta proposta? Justifique sua resposta com base no perfil quantitativo apresentado pelos compostos.
O componente supostamente envolvido com a hereditariedade apresentava duas características importantes: i) a estrutura quÍmica era bifilamentar e ii) a molécula era composta de cinco unidades monoméricas (aqui denominadas 1, 2, 3, 4 e 5). A analise quantitativa revelou que as concentrações relativas dos monômeros 1 e 2 eram idênticas, assim como as concentrações dos componentes 3 e 4. Já a concentração do componente 5 era igual a metade da soma das concentrações dos outros componentes (1, 2, 3 e 4). Você conseguiria propor um modelo espacial para uma molécula com estas características? Como ela seria?

1

Respostas

2014-04-07T23:03:54-03:00
Essa proposta é totalmente válida, visto que o composto A apresentava características totalmente compatíveis com as características do DNA.
A primeira característica (estrutura bifilamentar) se assemelha com a característica estrutural da dupla hélice do DNA. A segunda característica se mostra uma compatibilidade na proporção das concentração dos monômeros 1 e 2, e 3 e 4; assim como o DNA apresenta compatibilidade entre as bases nitrogenadas (que também são monômeros) A e T, C e G.
Um modelo espacial para essa molécula, pode ser utilizado o modelo proposto por Watson e Crick para um DNA. que seria comparável com uma escada, em que as bases nitrogenadas seriam análogas aos degraus, e o corrimão é análogo ás cadeias carbônicas e seus radicais
2 4 2
eu não tenho certeza a respeito do monômero de número 5, mas me parece que é o RNA, visto que enquanto o DNA se apresenta em cadeia duplas, e o RNA em cadeias unitárias e o fato do componente 5 ser uma soma de todos os outros componentes e sua divisão por 2, mais isso pode ser contestado visto que o RNA não tem necessariamente o msm tamanho de uma cadeia de DNA.
Obrigada Marcelo. Consegui entender melhor e acho que agora consigo responder.