faça um resumo do seguinte texto :a informação veste hoje o homem de amanhã

"Pélê tinha razão ao pedir pelos microfones – no dia em que marcou seu milésimo gol – que se cuidasse mais das criancinhas. Realmente é necessário mais cuidado com elas. Eu conheço muita criancinha que já nada lendo a Playboy.

Não, meus caros, as criancinhas não mais aquelas. Estão perdendo rapidamente a infância. E a prosseguir nesse ritmo, daqui a pouco com cinco anos já serão adolescente. Há pouco tempo, remexendo o passado, dei de cara com um pião, velho companheiro de brincadeiras de rua. Sem saber o que fazer com ele resolvi dar de presente para o filho do porteiro. O garoto pegou-o, examinando-o sem muita animação e me perguntou insensível:

- O que é isso?
Seu pai que se aproximava respondeu: um pião. E esquecendo-se por um momento de suas funções na portaria apanhou o brinquedo, agachou-se e numa animação quase infantil ficou tentando solta-lo. O filho, em pé, olhou-o fixo, virou-se para mim e assumindo um ar critico comentou:
- Olha ai – disse apontando para o pai abaixado- parece um débil mental.
Segundo educadores, as mudanças decorrem do fato de as crianças da década crescerem muito bem informadinhas. Um jornal publicou uma matéria baseada em pesquisa realizada entre crianças de 3 a 15 anos ( se é que hoje ainda se pode chamar um cidadão de 15 anos de criança) cujo titulo era: “ Como se esta fazendo o homem de amanhã”. Eu particularmente creio que o homem do amanhã continua sendo feito com os mesmos ingredientes com que se fazia o homem de ontem, ou seja: um homem e uma mulher, que devem ser temperados com uma pitada de amor antes de levados ao forno. Mas não é isso que interessa. Num determinado trecho, a reportagem dizia: “O menino André Luiz, de quatro anos, viu pela TV a chegada do homem a lua. Achou o fato natural, pois estava informado sobre os preparativos e podia descrever perfeitamente o módulo lunar. Sabia de cor o nome dos astronautas e discutia sobre as possibilidades de o homem chegar a marte”. Os senhores estão sentido o drama? André Luiz sabia mais sobre o espaço do que qualquer datilografo da NASA.

A pesquisa revela também que que as novas crianças preferem novelas e outros tipos de programa aos feitos especialmente para classe. Outro dia fui a casa do vizinho pedi gelo, e ao chegar assisti a maior discussão entre ele e o filho de cinco anos diante da televisão. Meu vizinho querendo ver desenhos animados e seu filho interessado no National Geograofich.

Antigamente os campos eram bem definidos: as crianças de um lado e os adultos do outro. Agora não há mais fronteiras. As crianças invadiram e tomam de assalto mundo dos adultos. Eu me lembro do dia em que, com quatro ou cinco anos , meu pai
me levou ao Jóquei Clube. Paramos ali junto ao padoque e pela primeira vez vi um cavalo de perto. Excitado com a novidade, depois de um esfoço – se vocês me permitem: cavalar - , o maximo que consegui perguntar ao meu pai era o que o cavalo comia. Pois bem, ontem voltei com meu sobrinho de seis anos ao hipódromo. Recostamos no padoque perto de um cavalo castanho e eu me recordei da cena com o meu pai. Imaginando que o garoto poderia me fazer a mesma pergunta, antecipei-me com um certo orgulho e fui logo lhe informando que “ o cavalo come aveia, alfafa e cenoura”. Quando acabei de falar, o menino me lançou um olhar enfastiado e disse:
- o que o cavalo come eu já sei, tio. Agora estou interessado em saber é quanto ela vai pagar na ponta.

1

Respostas

2014-04-07T20:25:59-03:00
Hoje em dia, as crianças, digamos que estejam muito" bem informadas", informações que lhes tiram o prazer de brincar, de aproveitar o tempo que não volta mais. Tempos atrás, cidadões de 15 anos eram consideradas crianças, hoje em dia, ja é praticamente considerada um adulto. as novas crianças preferem novelas e outros tipos de programa do que os programas apropriados para a sua idade, e isso faz com que a criança perca a vontade de brincar, perca o dom de ser criança, de aproveitar uma fase da vida onde você não precisa se preocupar com nada, apenas se seu amiguinho virá mesmo brincar em sua casa, se seus brinquedos foram todos guardados direito, se vc não perdeu nenhum. Hoje em dia acabou isso, e cidadões de 5 anos já querem ser jovem, estão querendo  crescer rápido demais, e como os pais não tomam atitude nenhuma, acabam realmente crescendo. Os tempos passaram, as coisas mudaram,algumas pra melhor, porém outras para pior! :D
 
9 3 9
Ficou bom?
ficou otmo
Que bom. Fico feliz por ter ajudado! :D