A passagem do nomadismo para a vida sedentaria trouxe inumeras vantagens para os grupos humanos,com o aumento da producao de alimentos, gracas a agricultura e a domesticacao de animais. Entretanto, o sedentarismo tambem trouxe problemas. Identifique quais foram esses problemas.

1

Respostas

2014-04-07T21:32:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

O sedentarismo é marcado, normalmente, pela agricultura e pecuária, particularmente de espécies altamente produtivas, que favoreceram a permanência humana em um mesmo local por um tempo indeterminado, com um maior número de pessoas. Mesmo hoje, seria impensável a nossa sociedade sem esse tipo de agricultura.

Além disso, o íntimo contato com os animais domésticos, como aves, gado, porcos e outros, permitiu que as doenças epidêmicas deles passassem aos humanos, gerando as primeiras grandes epidemias da humanidade, tais como o sarampo, a varíola, o tifo, a gripe, dentre tantas outras. Ainda hoje, doenças de animais são perigosamente transmitidas ao ser humanos, gerando o medo com relação à gripe suína e gripe aviária, como já visto.

Portanto, os dois problemas que podemos citar foram a subnutrição e o início das epidemias.

Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas  " e " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ", encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
5 5 5