Respostas

2013-06-02T22:56:47-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Trata-se de uma questão bastante complexa. É possível respondê-la de várias maneiras, dentre as quais se destacam as seguintes:

 

1. Em longo prazo:

 

a) Como exemplo de fatores ambientais na produção de doenças genéticas temos que a seleção natural influi na população de um dado lugar, temos a situação da anemia falciforme, que causa a deformação da hemácias. Apesar de danos à saúde das pessoas que a possuem, permite que uma maior resistência à malária, sendo uma das razões pelas quais há uma maior número de pessoas que possuem essa doença genética dentre os descentes de povos africanos e de regiões em que a malária é mais comum;

 

b)  A ideia do ambiente "provocar" uma doença genética é um pouco complicada, mas se aplicaria no caso de locais de difícil acesso, pois esse fator ambiental estimula o casamento entre pessoas geneticamente próximas, favorecendo um maior número de doenças genéticas.

 

2. Em curto prazo:

 

a) A radiação atômica e solar poderiam ser entendidas como fatores ambientais que provocam doenças genéticas em razão de que cânceres são alterações no DNA de algumas células das pessoas;

 

b) Fatores ambientais como a poluição e substâncias tóxicas podem também causar modificações no DNA de algumas células e resultar em cânceres.