Em entrevista ao Diário Catarinense Cezar Tegon - Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos e presidente da Elancers, multinacional brasileira no segmento de recrutamento e seleção - fala sobre os principais erros dos candidatos na hora de preencher o currículo: “A maioria das empresas hoje estão usando o currículo eletrônico. Então esses modelos já são pré-formatados. Mas acho que as pessoas acabam preenchendo esses formulários e currículos de maneira desatenciosa. Vários currículos cadastrados em nosso site têm erros de português, itens mal explicados e sem todas as informações. Um currículo nada mais é que o seu produto, é você embalado. Acho que se as pessoas se vissem como um produto em uma prateleira talvez elas conseguissem tomar consciência de como é importante cuidar dessa embalagem”. Se o candidato tem um curso ou um conhecimento que não está explícito no currículo, ele pode perder uma oportunidade, porque, por exemplo, não foi encontrado pela busca do recrutador.Fonte: Diário Catarinense. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2013/07/o-erro-e-nao-se-ver-como-um-produto-na-prateleira-diz-o-diretor-da-associacao-brasileira-de-rh-217300.html . Acesso em: 09 jan. 2014.
A entrevista ilustra algumas recomendações apresentadas sobre os processos seletivos e a elaboração de currículos. Pensando nisso, leia as afirmativas abaixo:I. Buscar emprego é uma questão de estratégia e exige o planejamento dos canais e recursos disponíveis.

II. Atualmente, uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos para buscar oportunidades é a internet.

III. A busca por oportunidades de trabalho deve ter início no momento em que se está disponível no mercado de trabalho.

IV. A elaboração de um currículo adequado pode abrir as portas para oportunidades no mercado de trabalho.

V. Um currículo adequado deve demonstrar as suas principais habilidades, conquistas e experiências, de forma clara.

As recomendações reforçadas pelo texto estão apenas nas afirmativas:
Escolher uma resposta.
a. II, III, IV e V.
b. I, II, IV e V.
c. I, III e V.
d. I, II, III e IV.
e. I, III, IV e V.

1

Respostas

2014-04-10T04:51:05-03:00
B... simples. 

pensa comigo.. (não repara o português)

No mundo de hoje, concorda que a internet é uma fonte poderosas de emissor e receptor? Se eu quero um emprego, eu tenho que anuciar que eu quero. Hoje tem duas opções, 1 você vai até empresa que te interessa e deixa um currículo ou manda pela internet. 2 Você deixa seu currículo um desse site que a empresa busca os funcionários dela. Logo.. II correta tem que estar na alternativa o resto vc elimina.

IV e V são a mesma coisa unica diferença é que uma detalhada outra nem tanto. 
Um currículo bem elaborado, personalizado devido a sua profissão pode sim abri os olhos da empresa para descobrir que esta em mudança. Quando mais em mudança o ser humano está melhor fica o aprimoramento (claro, lembre-se também que tipo de mudança ele esta seguindo, tem que ter uma ordem adequada) Então.. IV e V estão correta

E a I eu não concordo muito.. mais bem. Se vc escolheu II, IV, V percebe que a dois é mais forte, pois sua o termo da internet e ela só repete 3 vezes em alternativas  que a razão III aparece! 

E vamos pensar III você passou sua vida inteira fazendo curso de padeiro e não sabe fazer mais nada. Então você quer compra sua casa, e precisa de emprego.Você acha que espera abrir uma vaga de padeiro pra você entrar e compra a sua casa. Ou você insiste na vaga que já ta ocupado e de mostra que você mais competente que seu amigo na tal vaga ocupada. 

(Mercado hoje... não é um parque de educação e amizade, é uma selva que apenas os forte e resistentes sobrevive)  Pensando nisso.. A alternativa III é descartada e vc obi tem sua resposta. 
 
R: B 
1 4 1