Leia o texto:Sertão verdeMinha mãe descrevia o sertão verdejante. Verdes eram as matas, os cafezais, a horta, o pomar, os papagaios e periquitos gritadores, que passavam em bandos com as asas refletindo os raios de sol. Até onde a vista alcançava, o verde predominava em tons variados. Os jequitibás gigantes e todas as árvores preciosas das nossas florestas cresciam no solo do sertão, altivos em sua tranquila ufania.

Em meio à sinfonia verde havia a casa pobre de pau-a-pique, mal plantada no terreiro barrento e escuro, com ripas entrelaçadas e o telhado coberto de sapé: a casa onde nasci. Nasci nesse sertão misterioso e agreste onde os animais selvagens eram reis, onde a justiça era lenda e autores de muitas mortes viviam como homens de bem.

À volta da casa mais semelhante a uma tapera, a terra era vermelha e pegajosa; quando chovia havia enxurradas que pareciam sangue misturado com a terra e corriam juntos em riachos impovisados.

Se eu pudesse lembrar, minhas lembranças seriam verdes como a esperança no coração de meus pais. Vim de lá tão pequena que só posso contar o que deles ouvi sobre a fazenda do sertão. E para explicar por que foram parar tão longe e tão sem recursos, devo voltar ao princípio do caminho.
[...]DUPRÉ, Maria José. Sertão verde.Identifique a alternativa que apresenta os adjetivos que caracterizam o substantivo sertão:
(A)Gigante, escuro, pegajoso.(B)Verde, verdejante, misterioso.(C)Selvagem, verdejante, escuro.(D)Vermelho, escuro, verde.(E)Verdejante, vermelho, misterioso.

1

Respostas

2014-04-08T19:25:42-03:00
Depois de lido o texto texto o q tem q fazer
2 3 2