Respostas

2014-04-08T22:11:57-03:00
Hoje em dia a maioria das pessoas – principalmente os adolescentes  – estão deixando de lado a prática esportiva; o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como a má alimentação, obesidade,tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.No texto abaixo será explicado com mais detalhes os benefícios da prática regular de exercícios físicos. Você verá que problemas físicos e até problemas mentais podem ser solucionados (ou no mínimo amenizados) com a prática de esportes.Benefícios da Prática do Esporte para a nossa SaúdeAuto-estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.
Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória  mais apurada.
Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.
Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.
Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.
Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.
Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.
Stress  e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.