Respostas

2014-04-08T22:36:51-03:00
Terminou na verdade com a "explicação" dos fatos.

Simplesmente,  o governo impôs uma vacina contra a varíola que a população nem sabia o que era.. Ai eles pensavam que era veneno, pois eles já tinham sido expulsos de suas terras (centro) para o renascimento do RJ. 
Com isso, a revolta progrediu contra os médicos,e a policia interviu obrigando a população a vacinar-se.
2 5 2
  • Usuário do Brainly
2014-04-09T10:16:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A revolta da vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de janeiro, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904, onde populares se enfrentavam contra a polícia. A principal causa para o movimento foi a campanha de vacinação obrigatória, proposta pelo governo, contra a varíola. Grande parte da população desconhecia os benefícios da vacina, bem como os efeitos que ela poderia causar, e com isso se recusavam a tomá-la, fato que fazia com que os agentes sanitários invadissem as casas e aplicassem as vacinas a força, gerando revolta em toda população. Tais medidas fizeram com que a população se revoltasse a ponto de fazer ataques a cidade, destruindo linhas ferroviárias, trens, lojas etc. Com isso o governo decidiu suspender a vacinação obrigatória, e colocar policia e militares (exército e marinha) nas ruas para terminar com o tumulto.
3 5 3