No inicio de uma festa o numero de moças era o triplo do numero de rapazes . Durante a festa apareceram mais 35 rapazes , o que fez com que o numero destes se tornasse a metade do numero de moças . Quantas pessoas compareceram a essa festa ??

2

Respostas

2013-06-03T14:31:34-03:00

3m = h

35 + h = m/2

 

35+3m = m/2

3m-m/2 = 35

5m/2 = 35

m = 14

A melhor resposta!
2013-06-03T15:22:47-03:00

Fazendo Projeção dá para chegar no seguinte resultado:

Mullher = X

Homem = Y

 

Se inicial o valor de mulher é o triplo de homens, então fica:

Quando:

Y = 1; X=3      e se Y+35 =  X/2 ok ; caso contrario passe para próxima projeção

Y = 2; X=6

. = ....; . = ...

. = ....; . = ...

Y= 70; X=210 Após a festa Somando 35 homens : Y=70+35 = 105 105 é a metade de X. Somando X+Y=315 pessoas participaram da festa.
2 5 2