Leia a seguinte receita:


Brigadeiro de micro-ondas

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de margarina
chocolate granulado

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao micro-ondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no micro-ondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar, enrole os docinhos e passe no chocolate granulado. Todas as palavras em destaque são verbos e expressam uma ordem ou pedido, esta é a característica de que modo verbal? Modo imperativo. Nenhum modo. Modo subjuntivo. Modo indicativo. Modo indefinido.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-09T11:32:25-03:00
Modo imperativo, porque se trata de uma ordem ou pedido.
Se fosse indicativo, estaria indicando alguma coisa, mas no caso não estão indicando, mas sugerindo, pedindo.
Se fosse subjuntivo, não expressaria certeza, e sim dúvida ou desejo, que não é o caso, porque o autor está certo do que está dizendo, e sugerindo que você o faça, então só resta mesmo o modo imperativo, porque não tem como ser de nenhum modo, ele indica uma ordem.
14 4 14
2014-04-09T11:35:42-03:00
Modo imperativo, pois é um conselho de como se deve fazer tal coisa...Se fazer tudo ocorrerá bem caso ao contrário se não seguir as orientações a receita sairá errada.
2 4 2