Respostas

2014-04-09T14:56:54-03:00
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. 
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. 
Divide-se em:
Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Oligopólio, Oligopsónio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística
1 3 1
A microeconomia é o estudo das escolhas feita pelas familias, empresas e governos e de que forma essas escolhas afetam os mercados de bens e serviços, dessa forma, se ocorrerem m udanças na microeconomia os benefícios socioecomicos estarão voltados, dentre muitos outros, para a melhoria no acesso ao credito, facilitando a vida das pessoas físicas, melhoria na qualidade da tributação, contribuindo para as empresas conseguirem se manter por maior tempo no mercado...
É também com as mudanças na microeconomia que as pessoas conseguirao entender melhor como os preços são formados, e as empresas irao conhecer a necessidade de seguir a lei da ofreta/demanda, pois a decisao de compra dos consumidores está diretamente relacionada com aquilo que ganham... não podemos gastar mais do que ganhamos... bla, bla. bla... espero ter ajudado.
valeu!
Obrigada... ja deu pra ter noção =)
obrigado...bem interessante