Respostas

2014-04-09T17:22:16-03:00
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. 
Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhas dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
FEUDALISMO
Sistema econômic, político e social europeu ocorrido na idade Média (476 a. C 1453 d.C) ...... Terra=Poder. Caracteristicas: baseado na agricultura, ausência do comércio, trocas naturais, sociedade estamental.
2014-04-09T17:27:32-03:00
Você precisa entender o que foi ou precisa responder uma pergunta?
Se precisa entender, o imperador doava pedaços de terra a pessoas próximas, da alta sociedade, em troca eles tinham de proteger as terras e as pessoas, essa terra era cercada com muralhas e guerreiros e era chamado de feudo. Cada feudo era governado por senhores feudais. Cada lugar tinha o seu senhor que ganhava dinheiro com impostos comprados dos camponeses.