Questão associativa. A questão trata dos deuses e divindades do Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Taoísmo e Xintoísmo. Analise as afirmativas abaixo e coloque o número correspondente à afirmativa Falsa ou Verdadeira.Peso: 1.0
1 ( 1 ) Afirmativa Verdadeira
2 ( 2 ) Afirmativa Falsa
a) ( ) O Hinduísmo crê que o ser humano é detentor de uma alma imortal que não lhe pertence. Esta alma, após a morte física, volta a aparecer pelo renascimento, que pode ocorrer não só em forma humana, mas também na forma de outros animais (ratos, macacos, vacas, cobras,...). Este ciclo contínuo de morte e renascimento é mediado pelo carma, que determina o que irá ocorrer na próxima existência.
b) ( ) Já segundo o Budismo, enquanto estiver preso ao carma, o ser humano está “condenado” ao ciclo constante de renascimentos, mantendo-se preso à existência humana. Para transcender é necessário buscar a libertação, na busca de atingir o nirvana.
c) ( ) Para o Hinduísmo, o ser humano perdeu o livre-arbítrio, ficando totalmente à mercê dos deuses, que dirigem a sua vida, pensamentos e ações. Como não tem mais a capacidade de, sozinho, produzir as mudanças de vida necessárias, o indivíduo dependerá exclusivamente da graça dos deuses para evoluir espiritualmente e obter a salvação.
d) ( ) O Budismo considera que os deuses têm papel fundamental na redenção humana. Somente uma piedosa e correta adoração a eles, com sacrifícios e rituais, garante ao fiel um lugar eterno no Nirvana após a sua morte.
e) ( ) Numa análise atenta dos textos que tratam do Confucionismo e Taoísmo percebe-se que essas duas religiões não tem grandes preocupações em estabelecer dogmas referentes à vida no além, nem tampouco estabelecem um plano claro de salvação eterna. Elas parecem estar mais preocupadas em estabelecer princípios para se viver melhor esta vida.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-09T17:23:24-03:00
A- v
b- v
c- f
d- f........
8 3 8