2) Explique, usando o nível culto, as expressões do nível informal destacadas nas frases:

1. Você não aproveita as oportunidades. Ainda vai ficar a ver navios.

2. Pode tirar o cavalo da chuva, que não irá a festa.

3. Que pressa! Parece que vai tirar o pai da forca.

4. Xi!!! Você embarcou em canoa furada.

5. Não estudou nada. Vai dar com os burros n’água nesta prova.

6. Você vai ficar boiando.

7. Eles sabem com quantos paus se faz uma canoa.

8. Ele joga verde pra colher maduro.

9. Ele saiu para tomar a fresca.

10. Você quer ensinar o padre-nosso ao vigário?

urgentee !

2

Respostas

2013-02-18T20:44:19-03:00

veja se isso ajuda! Boa sorte.

 

1 - A frase quer dizer '' não perca  as oportunidades . Aproveite-as '' ;

 

2 - A frase quer dizer  ''Não adianta se entusiasmar , pois você não irá à festa ''

 

3 - A frase quer dizer '' que pressa!. você está desesperado ''

 

4 - A frase quer dizer '' você se enganou , ou  foi enganado ''

 

5- A frase quer dizer '' você não estudo nada . não saberá responder as questões dessa prova''

 

6 - A frase quer dizer '' você ficará desapercebido! ''

 

7 - A frase quer dizer '' eles sabem o que vai acontecer , pois já passaram por isso ''    ou

'' eles já aprenderam a lição ''.

 

8 - A frase quer dizer '' ele faz perguntas indiretas , desejando que eu responda, o que ele quer saber ''   ou   '' ele faz perguntas indiretas , querendo respostas que lhe interessem '' .

 

9 - A frase quer dizer '' ele saiu para consumir  bebidas alcoólicas ''.

 

10 - A frase quer dizer '' Quer me ensinar algo que eu já sei ''

3 4 3
A melhor resposta!
2013-02-18T21:01:45-03:00

1 - Se você não aproveita as oportunidades. Não alcançará o que pretendia.

2 - Pode desisitr, que você não irá a festa.

3 - Que pressa!  Está agindo com rapidez.

4 - Xi!!!! Você entrou em uma situação arriscada.

5 - Não estudou nada. Vai se sair mal nesta prova.

6 - Você ficará desentendido.

7 - Eles sabem o que é levar uma bronca.

8 - Ele arrisca indiretas para obter informações.

9 - Ele saiu para espairecer.

10 - Você quer ensinar o que alguém já sabe?

 

 

INFORMAÇÕES: utilizei um dicionário de ditados populares para dizer o significado das frases o mais fielmente possível.

3 5 3