Considere uma caixa de vidro fechada, cujo formato interno é de um paralelepidedo retoretângulo, de dimensões 20cm, 20 cm e 50 cm. A caixa contém líquido que atinge a altura de 16 cm quando uma face não quadrada esta no plano horizontal. Se for alterada a posição da caixa, de modo que uma face quadrada fique no plano horizontal, então a altura do líquido será de x cm.

Qual alternativa representa o valor de x em cm.

a)16

b)20

c)48

d)8,3

e)40

Alguém pode me ajudar???

2

Respostas

2013-02-18T15:26:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Josiane,

 

V(paralelepido) = A(base) x h

 

                             = 20 x 20 x 50 = 20.000 cm^3     Base quadradas ou não quadrada

 

Com a base não quadrada:

 

                             1a situação:

 

                              V(1) = A(base) x h

 

                                      = 20 x 50 x 16 =  16.000 cm^3

 

Quando a caixa muda de posição, o volume será o mesmo

 

                            2a situação

 

                              V(2) = V(1) = A(base). h

 

                           16.000 = 20.20.h

 

                                    h = 16.000 / 400 = 40 altura do líquido com a base quadrada.

 

Alternativa e)

 

Ok?

 

 

 

1 3 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-02-18T15:30:58-03:00

Podemos montar uma regra de três:

 

Dimensão                Diferença (dimensão - altura)

 

   20 cm                                     20 - 16 = 4

 

   50 cm                                            y

 

Temos que:

 

\text{y}=\dfrac{50\cdot4}{20}=10

 

Desta maneira, podemos afirmar que:

 

\text{x}=50-10=40

 

Alternativa E

2 5 2