1. Que influências recebeu o Renascimento?

2. Quais os fatores que facilitaram seu surgimento?

1. Qual é a origem do Barroco?

2. Quais as principais características do Barroco?

1. Quais ideais desencadearam o Neoclassicismo?

2. Quais são as características da pintura neoclássica?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-06-04T10:19:42-03:00

1.Nas artes o Renascimento se caracterizou, em linhas muito gerais, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado. Mas mais do que uma imitação, a natureza devia, a fim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática, num período marcado por uma matematização de todos os fenômenos naturais. Na pintura a maior conquista da busca por esse "naturalismo organizado" foi a recuperação da perspectiva, representando a paisagem, as arquiteturas e o ser humano através de relações essencialmente geométricas e criando uma eficiente impressão de espaço tridimensional; na música foi a consolidação do sistema tonal, possibilitando uma ilustração mais convincente das emoções e do movimento; na arquitetura foi a redução das construções para uma dimensão mais humana, abandonando-se as alturas transcendentais das catedrais góticas; na literatura, a introdução de um personagem que estruturava em torno de si a narrativa e mimetizava até onde possível a noção de sujeito.

 

2. Consistiu num conjunto de transformações culturaispolíticassociais, e económicasocorridas nos povos da Europa ocidental. Nessa época ocorreram eventos de grande repercussão: a renovação da vida urbana, após um longo período de vida rural, girando em torno dos castelos e mosteiros; o movimento das Cruzadas, a restauração do comércio, a emergência de um novo grupo social (os burgueses) e, sobretudo, o renascimento cultural com um forte matiz científico-filosófico, que preparou o caminho para o renascimento italiano, eminentemente literário e artístico.

 

1.A arte barroca originou-se na Itália, no séc. XVII, e não tardou a irradiar-se por outros países da Europa. Foi uma época de conflitos espirituais e religiosos, quando o homem se colocou em constante dualismo: Paganismo x Cristianismo, e Espírito x Matéria. Chegou ao continente americano trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

 

2.A síntese dessas características é: 
*emocional sobre o racional; 
* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* violentos contrastes de luz e sombra;
* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

 

1.O Neoclassicismo ou Academicismo retomou os princípios da Antiguidade greco-romana que deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano (cidades italianas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio em 79 d.C.) Dessa maneira, as formas gregas e romanas serviram de modelo aos artistas neoclássicos, que as reelaboraram com base nos princípios de racionalidade, proporção, medida, simetria, nitidez e influenciados pelas idéias iluministas (filosofia que pregava a razão, o senso moral e o equilíbrio) revelando que a beleza não se encontra na natureza, mas no espírito humano; fruto da técnica e do estudo, mais que da inspiração; e que só pode ser atingida pela razão e não pelo sentimento.

 

2.O maior representante da pintura é sem dúvida, Jaques Louis David (1748-1825).

Ele nasceu em Paris e foi considerado o pintor da Revolução Francesa: mais tarde, tornou-se pintor oficial do Império de Napoleão.

Já no século XIX, Jean auguste Dominique Ingres (1780-1867) conservava uma acentuada influência neoclássica. sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens. Exemplo (ao lado) é o Retrato de Louis Francois Bertin. Por outro lado, Ingres revela um inegável apuro técnico na pintura do nu. Sua célebre tela Banhista de Valpinçon, fica evidente o domínio dos tons claros e translúcidos para a representação da pele e o domínio do desenho.

2 5 2
2013-06-04T13:55:33-03:00

1.R: As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc......

2.R: 

Vários fatores explicam ter sido a Itália o berço do Renascimento. Em primeiro lugar, as cidades italianas conheceram um extraordinário desenvolvimento comercial a partir do século XII, transformando-se nos principais centros da economia européia. Foi justamente ali que se iniciou o pré-capitalismo e, com ele, a intensificação da vida urbana, que modificaria as bases da sociedade. A vida nas cidades estreitou os contatos entre as pessoas, favorecendo o intercâmbio de idéias, a difusão de conhecimentos e uma nova maneira de ver o mundo.

1.R: Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século xvl e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreasprotestantes e alguns pontos do Oriente. 2.R:As principais características do Barroco são: 
- O culto do contraste: contraste como o amor e o sofrimento, vida e morte; 
- Exagero nos relevos e cores; 
- Preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos; 
- Pessimismo nascido do conflito entre o eu e o mundo; 
- Intensidade: desejo de exprimir intensamento o sentido da existência (uso da hipérbole); 
- Culto da solidão
1.R:O Neoclassicismo ou Academicismo retomou os princípios da Antiguidade greco-romana que deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano (cidades italianas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio em 79 d.C.) Dessa maneira, as formas gregas e romanas serviram de modelo aos artistas neoclássicos, que as reelaboraram com base nos princípios de racionalidade, proporção, medida, simetria, nitidez e influenciados pelas idéias iluministas (filosofia que pregava a razão, o senso moral e o equilíbrio) revelando que a beleza não se encontra na natureza, mas no espírito humano; fruto da técnica e do estudo, mais que da inspiração; e que só pode ser atingida pela razão e não pelo sentimento. 2.R:* retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;
* academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;
* arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.
1 5 1