Respostas

A melhor resposta!
2014-04-10T11:58:52-03:00

E.U.A ANGLO-SAXÔNICA:
A região abrange os países do continente americano com língua e cultura relacionadas ao Reino Unido. Apesar de a denominação "anglo-saxônica" ser frequentemente aplicada apenas aos países desenvolvidos da América do Norte (Canadá e EUA), também integram o grupo a Guiana (situada na América do Sul) e Belize (América Central).

Aspectos físico-naturais
Clima: determinado pela latitude, predomina o temperado continental e oceânico. Apenas o norte do Canadá está nos limites entre o polar e o subpolar e a parte sul dos EUA está no tropical.

Relevo: apresenta grande variação entre as duas costas da América do Norte. Na costa do oceano Pacífico, a oeste, estão as Montanhas Rochosas (formações recentes e elevadas). Segue-se uma grande planície central e, na costa do oceano Atlântico, a sudeste, estão formações antigas e desgastadas.

Vegetação: predomina a floresta temperada, muito devastada. Aparecem ainda florestas boreais e tundra (ao norte do Canadá) e pradaria, pântanos e desertos (nas planícies centrais e no sul do continente norte-americano).

Aspectos humanos e políticos
Grande desenvolvimento econômico caracteriza a América Anglo-Saxônica. Destaque para a região dos Grandes Lagos, que concentra a maior parte da população dos EUA e do Canadá. Nela estão as maiores cidades, grande parte do parque industrial e os centros financeiros.

Na política, as decisões dos EUA se fazem sentir em todo o mundo: o país media conflitos e atua para garantir seus próprios interesses. Exemplos disso são a atuação norte-americana no conflito entre Israel e Palestina e as invasões do Iraque e do Afeganistão. 

Aspectos econômicos
Indústria: os EUA têm amplo e variado parque industrial, com vasta produção de bens de consumo e de tecnologia, além de gigantesco setor de serviços. Por isso, a economia estadunidense é usada como parâmetro da economia mundial e o dólar ainda é a moeda mais utilizada nas transações internacionais. No Canadá, as principais indústrias são a automotiva, a alimentícia e a aeronáutica.

Agropecuária: a América Anglo-Saxônica é grande produtora de carne, leite e grãos principalmente milho e trigo. É conhecida como grande celeiro agrícola, capitalista e extremamente moderna. Conta ainda com os belts (ou cinturões): áreas especializadas em determinadas culturas, como o trigo, em Saskatchewan, no Canadá, e no norte das planícies centrais dos Estados Unidos. 

Extrativismo mineral: EUA e Canadá contam com grandes reservas de diversos minerais, como petróleo, gás natural, ouro e cobre. Os EUA, no entanto, precisam importar recursos minerais para atender a grande demanda interna
2 4 2