Respostas

2013-06-03T22:43:35-03:00

1) 9

2) 13

3) 7

4) 6

5) 8

6) 7

10) 9

11) 9

12) 13

A melhor resposta!
2013-06-03T23:11:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Boa noite, tudo bem?

Bom, primeiro é preciso definir fonema - trata-se do som que cada letra ou grupo de letras representa. É importante lembrar que é o sinal gráfico da escrita.

 

Para entender melhor veja o exemplo:

Palavra - hiato

Letras - h-i-a-t-o  - 5 letras

Fonema - i - a - t- o  - 4 fonemas

 

1-retalhado - r/e/t/a/lh/a/d/o - 8 fonemas

Obs.: É importante lembrar que o lh é um dígrafo, e é considerado um único fonema, assim como nh, etc.

 

2-insubstituível - ~i/s/u/b/i/s/t/i/t/u/í/v/e/u - 14 fonemas

3-jesuíta - j/e/s/u/í/t/a - 7 fonemas
4-descenso - d/e/s/~e/s/o - 6 fonemas
5-abstrair - a/b/s/t/r/a/i/r/ - 8 fonemas
6-excessivo - e/s/e/s/i/v/o/ - 7 fonemas
10-instantâneo - ~i/s/t/ã/t/ã/n/e/o/ - 9 fonemas
11-sublingual - s/u/b/l/~i/g/u/a/l - 9 fonemas
12-transamazônica - t/r/ã/z/a/m/a/z/ô/n/i/k/a- 13 fonemas

 

Bom, espero ter ajudado.

Vote na melhor resposta.

2 4 2