Respostas

A melhor resposta!
2014-04-10T19:46:46-03:00
Em, primeiro uma frase que justifica tudo:"Informação é poder!". 
A leitura era exclusivamente reservada ao clero naquela época. Só os mais abastados, beeem abastados é que liam coisas escolhidas pelos pares/bispos, etc. E uma mente ignorante é bem mais fácil de se controlar.Antes era tudo "de fora pra igreja", por isso Lutero se revoltou.Queria que fosse "de dentro pra fora", que a igreja desse mais importãncia ao homem. As maiores bibliotecas pertenciam ao clero, vendiam a indulgência aos pecadores...(uma mente ignorante ...). Aí se constata o "monopólio do clero". 
Para q vc tenha uma idéia do q digo, assista ao filme"O Nome da Rosa" Com Sean Conneri(ou Connery?, o primeiro James Bond),no papel de padre ele arrebenta neste filme. Em um certo mosteiro estão acontecendo mortes estranhíssimas, aí ele vai até lá pra investigar. O motivo das mortes é que os padres que liam e traduziam os livros eram envenenados com "cicuta", um veneno poderosíssimo. mas, como? Suicídio/ Não. Uma obra, "A divina Comédia" , de Dante, estava sendo lida por alguns tradutores, e as folhas eram embebidas no veneno, daí, qdo os padres molhavam o dedo com a saliva (passavam o dedo na lingua) para folhearem o livro, eles se envenenvam involuntariamente. Ih! Contei tudo!!?!?! mas vale a pena assistir. pq eram mortos? pq nada podia desviar a atenção deles de Deus, nem mesmo um livro"profano" (naquela época, por que divertia). 
Mais "informação é poder": As Pontificias Universidades Católicas pertencem a quem? 
O Vaticano, um dos "menores Países do mundo" __ e um dos mais ricos__ tem uma das maiores bibliotecas do mundo.Sou católico, mas assim não dá. Jesus Cristo prega o desapego material, a humildade e os mariores representantes Dele no planeta são riquíssimos.O Papa, repreentante-mor vem ao Brasil e ganha um tapete bordado a ouro e leva pro Vaticano, mas qdo um cara lá do Nordeste vem com um jumentinho (Veículo oficial de Maria) de presente, o coitado morre lá no cerrado de Brasília, ora,não venderam perdão(indulgências) em troca de fazendas?Não tinha uma que o Papa pudesse manda-lo pra lá? Ufa! Palpitei demais. 
3 5 3
O clero meio que entrava na cabeça das pessoas, e roubava dinheiros e pessoas que não seguiam suas regras eram torturadas, mortas e etc.
2014-04-10T19:49:58-03:00
Oi! 
(desculpa a diferença que possa haver no português, sou de Portugal e não do Brasil) 

Bem , pela frase "monopólio cultural do clero", sendo monopólio o controlo absoluto, se trata de um controlo absoluto da igreja sobre a cultura de um povo. De facto, através da celebração de missas, é espalhada uma palavra que sempre disse à população o que fazer ou não fazer, o que é correcto e incorrecto, monopolizando, segundo os ideais do clero, a vontade e moldando assim a cultura.
2 5 2