Respostas

2014-04-11T23:40:04-03:00
As mudanças organizacionais antigamente aconteciam de forma esporádica, principalmente pela cultura dos seus membros fundadores e devido a necessidades específicas ou urgentes que iam surgindo. Na atual conjuntura, elas tornaram-se obrigatórias devido às profundas mudanças ocorridas no campo social, tecnológico, filosófico e econômico. Hoje em dia as organizações mudam sua cultura, principalmente com a entrada de novos membros e promovem mudanças inovadoras para fazer frente às necessidades de acompanhamento das novas demandas surgidas na sociedade. Mudar tornou-se sinônimo de sobrevivência para as empresas.
Assim, a mudança organizacional tornou-se necessário tema de análise, à medida que qualquer organização deve fazer frente aos impactos das macromudanças. No momento atual, só há um caminho possível para que uma organização mantenha suas chances de sucesso: sua capacidade de inovação.
A inovação refere-se a uma mudança benéfica, é a solução criativa, provocando o desenvolvimento da organização. Além disso, uma outra questão que se coloca atualmente é a importância do gerenciamento da mudança, sobretudo em organizações grandes e complexas.
A mudança organizacional é algo que só se faz possível por meio de um esforço contínuo e coletivo, por um completo engajamento de todos que fazem parte da organização.