Respostas

A melhor resposta!
2014-04-10T22:50:35-03:00
O pré-modernismo brasileiro se deu em fins do século XIX e início do XX. Nesse momento, já estavam em ascensão o plantio e colheita do café no sudeste brasileiro, e começava uma expansão urbana e demográfica. Na política, a República Oligárquica (café com leite) substituiu a República da Espada. 

Esse foi o período em que ocorreram algumas das revoltas mais importantes do Brasil, como Canudos, Contestado, Cangaço... Enfim, era um momento de contestação ao sistema vigente, em que milhões eram explorados. 

Os principais autores desse movimento são Euclides da Cunha, jornalista e cronista, que escreveu, dentre outros, "Os Sertões", sobre a Guerra de Canudos; Monteiro Lobato, que falou dos tipos rurais existentes no Brasil, no Oeste paulista, com destaque para O Jeca Tatu, na obra "Urupês"; e Lima Barreto, que abordou o nacionalismo brasileiro na obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma". 

O pré-modernismo apresenta características tanto realistas/naturalistas quanto modernistas, seguindo tendências vanguardistas européias. 
2 4 2