O pensamento filosófico-científico tem como uma de suas primeiras manifestações o período pré-socrático. Este momento que inaugura uma nova fase do pensamento ocidental tem suas próprias características, ênfases e preocupações. Tendo como base o período pré-socrático, analise os próximos enunciados e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
A (___) Uma das características que identifica o período pré-socrático é a sua ênfase na cosmologia, ou seja, uma preocupação em entender o funcionamento dos cosmos como um todo harmônico e organizado, as leis que regem seu funcionamento e a descoberta do princípio universal do qual deriva todas as coisas.
B (___) Um dos grandes temas discutidos no período pré-socrático tem a ver com disputa do conceito de SER entre Parmênides e Heráclito. Enquanto este defendia a existência de um ser imutável e eterno, aquele defendia a mutabilidade do ser, expresso principalmente em sua celebra frase: “ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes”.
C (___) A pólis, como uma entidade que surge na Antiguidade Clássica, pouca relevância teve na transição do período mitológico para o período pré-socrático, pois ela manteve a sua estrutura social baseada no patriarcado, dando pouca relevância à discussão crítica e racional.
D (___) O período pré-socrático também ficou conhecido pela sua uniformidade de pensamento, pois uma vez que as ciências exatas tinham primazia, estas necessariamente levavam os pensadores do período a conclusões uniformes.
E (__) Parmênides, contrariamente ao pensamento de Heráclito, acreditava que a essência de cada coisa era imóvel e imutável. Logo, ela pode ser percebida apenas através do uso da razão. A alternativa correta é:

1

Respostas

2014-04-11T11:29:14-03:00
A. Verdadeiro. Os pré socráticos retomaram os princípios da mitologia grega de forma racional.

B. Verdadeiro 

C. Falso. A polis foi a estrutura que consolidou a passagem do pensamento mítico para o racional.

D. Falso. Desde a antiguidade, os pensadores dificilmente chegam a um consenso sobre algo.

E. Verdadeiro.