Respostas

A melhor resposta!
2013-02-19T11:18:47-03:00

Os romanos, assim como outros povos, tinham a necessidade de contar. Contar o número de animais, contar as horas, os soldados, as plantações e seus bens materiais, por exemplo. Para tanto, essa civilização tão avançada começou a elaborar um sistema próprio de contagem. Foi daí que vieram os números romanos. Entretanto, como os romanos eram muito espertos, eles não inventaram uma enorme quantidade de símbolos para representar a contagem e com isto compor o sistema numérico dos números romanos. Eles pegaram letras do alfabeto, que já existia, para utilizar nos números romanos.

 

 

O sistema de numeração romana (ou números romanos) desenvolveu-se na Roma Antiga e utilizou-se em todo o seu Império. Neste sistema as cifras escrevem-se com determinadas letras, que representam os números. As letras são sempre maiúsculas, já que no alfabeto romano não existem as minúsculas, as letras são I, V, X, L, C, D e M.

 

Os romanos desconheciam o zero, introduzido posteriormente pelos árabes, de forma que não existia nenhuma forma de representação deste valor.

2 3 2