Respostas

A melhor resposta!
2014-04-11T14:56:48-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Talia,

Boa pergunta.

Em primeiro lugar estavam os burgueses ou comerciantes estavam diretamente interessados na expansão marítica, haja vista que a passagem por terra era dominada pelos árabes e o Mar Mediterrâneo pelos italianos.

Nesse sentido, a compra no local de produção (as Índias Orientais) e a revenda da especiarias na Europa proporcionavam um lucro de até 6.000%. Desse modo, mesmo com os enormes riscos envolvido, era um empreendimentos extremamente vantajoso.

Logo, os comerciantes aproveitavam as grandes navegações para enriquecer de um modo como não seria possível de outra maneira.

Outra classe social beneficiada com a expansão marítima eram os nobres, os descendentes dos senhores feudais da Idade Média. Com o desenvolvimento do comércio e a peste negra, dentre outras coisas, já não havia tanta gente para cultivar as terras dos senhores feudais, bem como eles já não tinham autonomia para cobrar taxas sobre as cidades que ficavam em suas terras. Assim, a expansão marítima permitia que eles comandassem expedições e ganhassem status e riquezas.

Isso era verdade especialmente entre os nobres mais pobres, como Francisco Pizarro, o conquistador do império inca. Ele era um filho bastardo, pois o pai era um nobre que nunca se casou com a mãe dele. Além disso, não foi enviado à escola, morrendo sem saber ler. Assim, por volta dos 20 anos veio para a América e fazendo fama e fortuna.

Outra classe que foi favorecida com a expansão marítica foram os especialista, profissionais liberais como farmacêuticos, ferreiros, carpinteiros, dentre outros.

Os camponeses e pessoas mais pobres também buscavam a expansão marítima para escapar da fome e da miséria que enfrentavam na Europa.

A expansão marítima também foi interessante para os reis, possibilitando aos mesmo conseguir mais dinheiro através dos impostos, bem como aumentar seu poder através do monopólio e do aumento de pessoas e territórios conquistados.

Por fim, foi bastante útil para a expansão da fé católica, com o envio de sacerdotes e jesuítas, o que aumentou o poder da Igreja.

Bons estudos!

2 5 2