Respostas

2014-04-11T18:09:11-03:00
Russia, era o país mais atrasado economicamente e tecnologicamente (puco industrializada), dependente da agricultura pois 80% de sua economia, estava concentrada no campo e depois de sua derrota na primeira guerra as coisas ficaram caóticas. Russia era governado pelo Kisar de uma forma ainda absolutista e repressora . 
Nicolau segundo o Kisar no conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes que não aguentavam mais viver na miséria. 
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia. 
A Revolução Russa de outubro de 1917 Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. 
mas eles tiveram problemas internos entre bolchevikes e menchevikes mas é isso o resumo
A melhor resposta!
2014-04-11T18:22:24-03:00
REVOLUÇÃO RUSSA: 1917

IDEAL: SOCIALISMO - propriedade coletiva (do Estado), coletivismo, ganhos iguais (logo não há lucro, pois ninguém ganha mais que ninguém), abrigo, alimento e emprego para todos.

"PAZ, TERRA E PÃO" - paz: saída da URSS da guerra; terra: não mais propriedades privadas; pão: alimento para todos.

ANTERIOR A REVOLUÇÃO RUSSA - Império Russo, do czar Nicolau II. Era um país agrícola, cuja industrialização era pouca e frágil. Portanto, dependia de captais estrangeiros.

RUSSIA PRÉ REVOLUCIONÁRIA - burguesia fraca, proletariado miserável, porém forte; industrialização tardia, depende de capitais estrangeiros (ingleses e franceses).

MENCHEVIQUES E BOLCHEVIQUES - ambos são partidos socialistas, entretanto, os MENCHEVIQUES defendiam a mudança lenta, que mudasse uma peça por vez; já os BOLCHEVIQUES, que foram mais aceitos, defendiam a REVOLUÇÃO.

As revoltas aparecem quanto a Rússia perde para o Japão na Guerra Russo-Japonesa, e o povo junto da burguesia liberal, vai as ruas para protestar contra os abusos do governo czarista e reivindicar seus ideias, entretanto, há uma forte repressão pelo governo de Nicolau II. Esse episódio é conhecido como "domingo sangrento".
Como consequência, há uma rebelião e os operários param de trabalhar, soldados param de obedecer oficiais e o Czar começa a perder o controle do país. Logo, formam-se dois governos:
- deputados da DUMA
- conselho do proletariado, os SOVIETS

Em fevereiro de 1917, os mencheviques assumem o poder. Todavia, em outubro, perdem o cargo para os bolcheviques. Eles queriam que a Rússia saísse da 1ª Guerra e instalar oficialmente o socialismo, atingindo a burguesia.
 
Formam-se duas frentes no exército:
BRANCO - apoio ao czar, à nobreza e à burguesia e capitais internacionais.
VERMELHO - são os REVOLUCIONÁRIOS, cujo líder é Trotsky.

Com a vitória do Exército Vermelho, é instalada a União Soviética.
1 5 1