Ao ler o texto abaixo, identifique qual pensamento (Mítico, Filosófico, Teológico ou Cientifico)está presente ou não. Justifique cada “pensamento” explicando-o, além de “recortar” e “colar” o fragmento do texto emnosso fórum. Se por ventura não for encontrado algum tipo de pensamento registre no “fórum” e não deixe de dar suacontribuição às colocações dos colegas.

Houve um tempo em que se pensava que a Terra(Gaia) era governada por Zeus, senhor de todos os deuses e homens,numa relação próxima de governança e dependência, como bem relata o poeta Hesíodo em seu poema “Teogonia”,mostrando a progressiva sucessão de deuses, cada um governando um determinado ambiente ou alguma virtudehumana(deusa do amor, deus do trovão, etc..).

Com o passar dos tempos, O Cristianismo começa a liderar as consciências, através da Igreja, negando a FilosofiaClássica e dizendo que toda verdade estava na Bíblia e que o Homem não precisava mais procurar a Arche (O principiofundamental de todas as coisas), como exemplo podemos citar que naquela época achava se que a Terra era o centrodo Universo(Geocentrismo), pois encontramos na Bíblia em Josué 10 “(...) Enquanto fugiam diante de Israel, na descidade Betoron, o Senhor mandou sobre (...) E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos.(...) desse país e de seus reis, porque o Senhor, Deus de Israel, combatia por ele.” Ora, se Deus parou o sol e a lua, entãoeles é que giram entorno da Terra, certo?

Com essa afirmação religiosa, nada adiantou o conhecimento desenvolvido por Nicolau Copérnico (1473- 1543) quefoi astrônomo e matemático, e que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar, mesmo tendo sido cônegoda Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo colocou oSol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava a Terra como ocentro), sendo o ponto de partida da astronomia moderna.Mas a história não acaba por aqui, mais tarde o pobre Galileo, discordando da igreja e concordando com Copérnico,comprova a teoria Heliocentrica. Ele melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchassolares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da ViaLáctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.

Contudo a principal contribuição deGalileu foi para o método científico, pois a ciência se assentava numa metodologia aristotélica.Com esse conhecimento, o pobre Galileo, foi quase condenado à fogueira da Inquisição, tendo que negá-lo parapermanecer vivo.

2

Respostas

2014-04-11T23:05:18-03:00
Creio que seja o pensamento filosofico e ao mesto tempo cientifico
1 5 1
2014-04-12T11:32:36-03:00
Em cada segmento há a reflexão de um pensamento distinto, o primeiro é mitológico, pois retrata o pensamento através da mitologia grega que explica o mundo através da natureza. o segundo expressa o cristianismo, colocando Deus como explicação, sendo portanto teológico. o terceiro é científico, retrata o mundo através da ciencia e por ultimo ele faz uma r5eflexão filosofica sobre o papel do cientista na história natural.