Fayol o definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontradas em toda empresa econômica. Dentre eles está a função técnica que diz respeito a:

Alternativas

1 - Constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção 2 - Constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros 3 - Envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores 4 - São as atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas 5 - Tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa

1

Respostas

2014-04-12T11:50:59-03:00
A resposta correta é "1 - Constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção". Em uma primeira análise, poderíamos pensar que a produção de bens ou serviços, a manufatura, poderia ser o carro chefe da empresa, a operação principal. Mas nem sempre isso se confirma. Uma empresa industrial (vamos dar um exemplo, uma fábrica de móveis de madeira) pode, por exemplo, ter seu lucro determinado não pela industrialização e posterior venda dos produtos industrializados, ou seja móveis de madeira. Mas sim pela variação do dólar na exportação destes bens. Ela continua sempre sendo uma fábrica de móveis, mas o que importa para ela é vender a produção no momento mais favorável de cotação. A estratégia de produção/estoque/fluxo da mão de obra /caixa/financeira pode ser mais importante que a produção em si. Tão importante quanto saber produzir uma cadeira é ter conhecimento e domínio sobre a exportação destes bens, distribuição, e sobre o fator financeiro como fator decisivo: a questão cambial. Fayol não considerava a função técnica como a função principal da empresa, curiosamente. A capacidade ADMINISTRATIVA, para ele, é mais importante. Como no exemplo acima, que uso para elucidar. 
1 5 1